Rogério Ceni tem mais títulos do que 13 clubes do Brasileirão

CONQUISTAS DE ROGÉRIO CENI EM 26 ANOS DE CARREIRA

Rogério Ceni foi uma máquina de quebrar recordes em 26 anos de carreira – um pelo Sinop e 25 pelo São Paulo. São marcas históricas em jogos, gols marcados, partidas como capitão e vitórias. Virou uma lenda: o Mito, como os são-paulinos gostam de chamá-lo. Títulos também não faltam. Números tão impressionantes que fazem o goleiro ter mais taças do que 13 clubes da Série A do Brasileiro de 2015, incluindo gigantes como os rivais Palmeiras e Santos.





TÍTULOS DOS OUTROS TIMES DA SÉRIE A DE 2015 NO PERÍODO










Rogério Ceni e Lucas, São Paulo e Tigre (Foto: Agência AFP)


O levantamento feito pelo GloboEsporte.com levou em conta os títulos competições reconhecidas por CBF, Conmebol e Fifa. Torneios amistosos nacionais e internacionais foram descartados, assim como troféus das categorias de base.


Desde o Campeonato Matogrossense de 1990 até a Copa Sul-Americana de 2012, Rogério Ceni conquistou 17 títulos oficiais. O goleiro venceu praticamente todas os torneios possíveis com a camisa tricolor. O único que faltou foi a Copa do Brasil. Mas por pouco... Em 2000, perdeu a taça nos acréscimos para o Cruzeiro. Em 2002 e 2015, viu o São Paulo ser eliminado na fase semifinal por Corinthians e Santos, respectivamente.


Dos clubes da primeira divisão do futebol nacional, apenas cinco venceram mais torneios neste no mesmo período. O Cruzeiro lidera a estatística (26), seguido por Internacional (22), Corinthians (22), Goiás (20) e Sport (20) – o goleiro empata com o Flamengo (17).


Goianos e pernambucanos só ultrapassam Rogério Ceni graças ao grande número de títulos estaduais – essas equipes dominaram o futebol de seus estados nas últimas décadas. Das 20 taças que conquistaram neste período, o Goiás levantou 15 dentro do seu estado, enquanto o Sport contabilizou 14.


Ceni leva vantagem sobre alguns dos clubes mais tradicionais do país. Entre eles, dois rivais paulistas. O Palmeiras contabiliza 15 títulos desde 1990 – a vantagem de Ceni seria ainda maior se não fossem somados os dois troféus da Série B, competição que o goleiro nunca disputou. Nem as gerações de Diego, Robinho e Neymar fizeram o Santos (13) superá-lo.


Outros dois gigantes também estão abaixo do agora ex-goleiro do São Paulo. O Atlético-MG, absoluto ao lado do Cruzeiro em Minas Gerais, tem 15. O Fluminense perde de longe, com oito 
conquistas.


Os números do camisa 01 do Tricolor paulista são ainda mais impressionantes se levados em conta apenas os títulos internacionais. Nenhum clube brasileiro tem mais taças do que ele. São nove: dois Mundiais (1993 e 2005), duas Libertadores da América (1993 e 2005), duas Recopas Sul-Americanas (1993 e 1994), uma Supercopa da Libertadores (1993), uma Copa Conmebol (1994) e uma Copa Sul-Americana (2012). Quem mais se aproxima é o Inter, com seis.


O Mito também se destaca no Campeonato Brasileiro. O tricampeonato em 2006, 2007 e 2008 o coloca em segundo na lista, ao lado do Cruzeiro. O número poderia ser maior se, em 1991, ano do tri do São Paulo, ele tivesse sido promovido para o time profissional. Mesmo assim, o único clube a superá-lo é o Corinthians, com seis.